terça-feira, 14 de julho de 2009

Basto com Fibra

O concurso para estender a fibra óptica até às zonas rurais, entre as quais estão contempladas as Terras de Basto, já foi lançado. Ficando assim prometido para um futuro próximo, mais uma infra-estrutura que pode contribuir para tornar a nossa terra mais atractiva e espera-se que tambem competitiva.
Pois este programa de investir em redes de nova geração em zonas rurais , tem o intuito de atrair os investidores privados que antes, não se sentiam atraídos a investir em zonas de pouca densidade populacional.
No entanto parece-nos que é urgente adoptar as infra-estruturas presentes nas nossas terras para que se tire o verdadeiro proveito desta oportunidade, para expandir a nossa produção e especificidades na economia global. Se a competição das nossas terras for tida com outros meios rurais nacionais, então a fibra óptica não vai trazer nada de novo, uma vez que a expansão é feita a nível nacional. Por isso é urgente mais uma vez, desenvolver estratégias para nos afirmar-mos pelo facto de sabermos tirar partido das oportunidades que nos são dadas.
O comércio de Basto tem que se modernizar, e estabelecer novas fronteiras, aproveitando o comércio digital, que será um grande filão de rendimento no futuro, bem como novas cooperações com a produção local.
Espero que a fibra óptica não seja apenas uma estrada para downloads até á nossa terra, mas que se torne num caminho de expansão da nossa terra, temos é que ter material para fazer uploads da mesma. Estamos preparados ou ainda nos falta a fibra para dar bom uso à fibra óptica.

Sem comentários: