sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A distância do Sentir

Os esplêndidos solares do Minho são aproveitados como cenários para Javier Diaz fotografar mulheres anónimas num projecto que chama "a distância do sentir". "Estas situações fotográficas construídas iniciam-se em diversos ambientes onde se opera uma transformação, onde se toca o realismo subterrâneo dos sonhos das pulsões, dos pesadelos e dos desejos, numa hipnotizante suspensão no espaço e no tempo, espelhos do sentir.
. Se nesta frase do artista, visse trocado as 4 primeiras palavras por “o estado de conservação dos solares de Basto” passava a espelhar o que sinto e penso acerca dos Solares da nossa terra. O estado de degradação em que a maioria dos solares se encontram, ameaçam a sua beleza e obrigam-me a exulta-la como efémera. Diz Francisco Calheiros responsável pela Turihab que, “A tradição só é bem entendida quando representa mudança e abertura”.
.
Terão os nossos solares de Basto condições para atribuir mudança e abertura à nossa terra de Basto? O estado de degradação alerta para a cegueira das nossas gentes, e pela incapacidade de tirar destas pérolas algum partido. Por falar em partido, haverá alguma estratégia para estes solares no meio de tanta promessa eleitoral?
.
Sinto os Banstenses tão distantes de sentir o que os afunda.

Sem comentários: