quarta-feira, 24 de março de 2010

Canetas Cegas

Cada vez que me tento entranhar nas nossas terras de basto, vejo-me interpelado por um conjunto de situações em que não me revejo, sobretudo no clima de critica facil que por cá reina, e com o qual não me identifico.

Isto para encarar a situação vivida no Arco, onde o meio é demasiadamente pequeno para a grandeza da batalha que se vive, uma batalha agigantada pelos interesses cegos de alguns, que querem tornar factuais algumas divergências de opinião, em prol dos seus interesses. E tudo isto é adubado e aproveitado pela imprensa regional. Neste capitulo, Cabeceiras agradece pois tem agora formalizada alguma suspeição existente em volta da ARCA. E aqui faço um apelo à direcção da ARCA para um desmentido peremptório desta situação, ou pelo menos uma tentativa de desagravamento das hostes. Pois sei que a seiva brotada por parte de muitos comentaristas , não corresponde á realidade vivida entre a Câmara Municipal e a ARCA.

Toda esta situação mostra a utilização constante de uma linguagem negativa a envolver todos os factos, quando nós por cá precisamos de ideias positivas e criticas construtivas para conseguir-mos desenvencilhar a nossa terra do marasmo a que muitos já se habituaram e até já se afectaram.

2 comentários:

Marco Gomes disse...

Sobre a situação (real) do suposto problema entre a ARCA e a Câmara Municipal, penso que a maioria da população não saberá. Sabem, certamente, os principais actores das direcções das duas instituições. Porém, e apoio integralmente o teu apelo, as instituições deveriam fazer um comunicado à imprensa (uma prática pouco comum em Terras de Basto, infelizmente) para esclarecer.

Penso que ao não haver desmentido há a tendência de aceitar o que se sabe mas, também acredito que haver um desmentido não implica que a história publicada e comentada não seja real e que este comunicado poderia servir para "desviar" atenções ou atenuar os ânimos.

Abraço.

Carlos Leite disse...

Caro Marco, conheces-me bem e já te deixei à dias uma opinião, que embora generalizada, parece-me bem passível de adopção neste caso.
Estourando um caso na comunicação social, difamatório para alguma pessoa ou instituição, é como partir um copo, nunca mais conseguimos remediar tal acto.

Quanto ao desmentido, e embora reconheça que esta atitude de abordagem de casos polémicos por parte da comunicação social, seja transversal a toda a comunicação do pais, parece-me que a mesma deveria ter o cuidado de se informar e consultar as partes envolvidas sobre a veracidade da questão, e a partir dos argumentos obtidos publicar ou não.

tendo em conta esta sensibilidade, penso que qualquer jornal, nos estaria a transmitir informação, e não mero entretenimento especulativo.tais diferenças, distanciariam uma informação para dar ao cidadão, ou especulações para entreter os leitores. ou seja diferença entre a "Maria" e a "Visão".