sexta-feira, 28 de agosto de 2009

"gostar ou não gostar de política"

"Não há pior analfabeto que o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. O analfabeto político é tão burro que se orgulha de o ser e, de peito feito, diz que detesta a política. Não sabe, o imbecil, que da sua ignorância política é que nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, desonesto, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."
.
Bertolt Brecht

6 comentários:

Anónimo disse...

Oh, meu caro amigo...lembrar deste modo, "Bertolt Brecht" é bonito e demonstra a abertura ao bom senso da política e dos políticos.
Quanto ao apolítico analfabeto, concordo consigo; todavia, nos tempos que correm não há volta a dar-lhe.A política fabricou inúmeros interesses que os oportunistas aproveitam com ambas as mãos, e não vejo como mudar a situação.Que apareça o primeiro sério a dar o exemplo: gostariade comentar, se é que existe alguém com esses dotes de dignidade.
Um abraço,
JTS

Carlos Leite disse...

Caro Teixeira da Silva, agradeço-lhe pelos pensamentos expressos neste espaço, principalmente porque o tenho como um pensador de Basto.


Quanto ao comentário.
Acredito que ainda haja políticos dignos, competentes e sensatos, mas sei que tem o trabalho expressamente dificultado por alguns que são precisamente o contrario, e também acredito que haja alguns. Mas a melhor forma de enfatizar os bons é envolvermo-nos e acompanhar de perto as suas decisões, e manifestar o apoio mas também e se for caso disso a reprovação. Se na nossa terra me parece que há políticos que não aceitam a divergência de opiniões, também conheço alguns que ousam ouvir, mas conheço uma percentagem maior dos cidadãos que tem receio de expressarem a opinião que aqueles que a expressam. É por isso que me parece que uma parte surge por consequência da outra.


Temo pelo futuro das nossas terras por não haver um envolvimento forte dos cidadãos na política, é preciso envolver e escutar as pessoas e fazer valer a sua opinião e não apenas ouvir as pessoas para validar de forma intransigente o que é proposto. E disponibilizar um email ou fazer inquéritos porta a porta em vésperas de eleições é tão pouco para quem ambiciona uma democracia participativa.

Cumprimentos

camaraindiscreta disse...

Caro Carlos Leite

Não vou reclamar como propriedade minha, uma citação (Bertolt Brecht) por por mim colocado em 24/07/09, no blog celoricodebasto, mas que há coicidencias lá isso há.

Carlos Leite disse...

Caro camaraindiscreta, trata-se de uma coincidência, mas não teria problema nenhum em afirmar a fonte se me parecesse importante, neste caso foi a seguinte: comentário da Silvia ao post de Samuel o Cantigueiro que pode consultar no seguinte endereço

http://samuel-cantigueiro.blogspot.com/2009/08/moita-flores-e-socrates-valsa.html

È normal citações destas, perante o cenário presente na nossa terra, serem repetidas em diferentes partes.

Grato pelo comentário.

Anónimo disse...

O RECHT ERA UMA BESTA,BASTA LER AS PEÇAS DE TEATRO QUE ESCREVEU,E ESQUECEU, QUE SUFRAGAR ATRAVÉS DO VOTO,REGIMES COMO O QUE EXISTE CÁ É PURA PERDA DE TEMPO.JÁ AGORA GOSTAVA DE SABER COMO SE ALFABETIZA ALGUÉM POLITÍCAMENTE,SEM SER COM FILOSOFIAS BARATAS E COM PRAZO DE VALIDADE CADUCADO.

Carlos Leite disse...

Não tenho o autor da citação na mesma conta...A democracia com o sufragioque lhe está inerente não é um regime perfeito, mas considero dos mais desnvolvidos e mais justos.o problema não é o sistema em si, mas sim as mentes espertas que o detorpam em proveito proprio e não da sociedade.
Penso que os valores presentes e que regem a sociedade tem que evoluir para melhor, mas o sufragio por parte do eleitorado é uma peça a manter, já a actuaçao dos partidos essa sim devia ser acompanhada de uma maior sensatez.