quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Autárquicas 2009: Verde Mondim

Na continuidade dos textos anteriores, propomo-nos desta feita pensar Mondim. Terra que oferece recursos Naturais únicos capazes de lhe prestar distinção mundo fora. É neste aspecto que me parece que Mondim está desencontrado, com a sua excelência paisagística, com um voltar costas ao rio e uns atentados ao Monte de Farinha, que pouco a pouco se vão agravando e perpetuando. Mondim, mesmo com estes dois casos, é único na relação Homem –Natura. A escala das suas aldeias deleitam e encantam, um cibo de terra roubada por Basto aos encantos transmontanos. A agricultura, sem estratégia e sem concertação, não atribuirá competitividade ao concelho, só uma aposta na inovação conceptual, agricultura biológica por exemplo, que conciliada com uma estratégia mais abrangente para o território e ambiente verde, pode atribuir resultados interessantes. O grande problema dos pequenos meios é que não possuem escala para competir com as grandes plataformas produtivas, no entanto a formação de redes cooperativas pode inverter este processo, ganhando mesmo a nossa terra em matéria de especificidade e produção personalizada. . O sucesso de Mondim dependerá do relacionamento com a água, boa ou má da barragem, Mondim deverá ser sem dúvida projectada para uma Vila de água, com o lago urbano. Sendo urgente uma discussão acesa em redor deste novo desafio, e atenção ao plano de crescimento da Vila que pode vir afectar centralidades antigas.
.
As eleições prometem-se renhidas e caia para onde caia a vitória, espero que seja Mondim a levantar-se do marasmo em que se deixou cair nos últimos anos.

3 comentários:

Anónimo disse...

"PENSAR, MONDIM"

Que magnífico título e que maravilhosa ideia para desenvolver a nossa terra.
"Pensar Mondim", será o mínimo que poderemos exigir aos vencedores das eleições do próximo domingo.
Mas também, que os novos donos do poder, sejam sérios e eficazes no trabalho a desenvolver no seu mandato.
Não temos saneamento, nem na vila nem nas freguesias, a funcionar.Não temos água ao domicílio, que chegue para as necessidades da população.Não temos um regulamento municipal,que intervenha e dê solução ao caótico trânsito da nossa vila.
E, já agora,para quando a colocação da feira, no lugar para que a Cãmara Municipal o progragou ou será que esse espaço de milhões, é apenas um lugar para estacionar os pesados?
Tenhamos fé, que é a última coisa a perder-se.Muita coisa esperam os Mondinenses dos futuros governantes.Assim eles saibam corresponder aos anseios deste povo, que hà décadas, continua à espera da solução destes e de muitos mais problemas, que a nossa terra encerra.
Abc.
JTS

Hele disse...

Parabéns pelo blogue. Gosto imenso da forma como escrevem e o que escrevem e, claro, da vossa capacidade analítica!
Espero continuar a ler-vos durante muito e muito tempo!

Helena*

Carlos Leite disse...

Caros pensadores de Basto, agradeço-lhes as palavras.

Caro JTS, Mondim parece querer mudar, e esse sentimento é construído por todos, desde as Suas analises pertinentes á capacidade analítica de outros pensadores de Mondim a quem tiro o chapéu. Mondim é muito mais que os partidos políticos. Mas não deixa de depender deles, e um rasgo ou uma evolução sustentada passa sobretudo por uma melhor interacção entre política e população, sobretudo da massa crítica que se expressa.
Quanto ao espaço da feira, o que me parece ter acontecido é um querer forçar uma actividade a mudar de sítio, que foi contrariado pela tradição e pelo negócio de borda da estrada, que por estas bandas ainda se tende a afirmar. No entanto e mesmo mudando para o espaço que lhe foi destinado parece-me perfeitamente plausível conciliar uma função com a outra, tal como acontece em Celorico.
Quanto a esperança… esta deve ser acompanhada de muita intervenção e dinamismo cívico…
Cara Helena,
seja bem-vinda e espero que este espaço continue a caçar a sua preferência e as seus pensamentos em prol do desenvolvimento da nossa Região de Basto, pois os nossos pensamentos são sempre complementados pelo dos leitores, originando debates que limam os pensamentos e aclaram pensamentos.

Bem-Hajam pensadores...