quarta-feira, 24 de junho de 2009

Basta desta cultura de Basto

“Longe vão os tempo em que só algum público de algumas capitais de distrito tinham direito a grandes espectáculos. Com a reabilitação de antigos cine-teatros, há pequenas cidades com cartazes culturais de luxo. E salas a abarrotar de gente. Quanto mais espectáculos, mais público existe para assistir.”

.

Esta é a nova realidade, e de certo modo uma bofetada de luva branca, a quem diz que a cultura é só para os grandes centros, e que o cinema não irão vingar, nesta era do DVD e da pirataria, e embalados em cantigas de Quim Barreiros, e piadolas do Roscas e Estacionancio e outros demais cultos ao ridículo, deixamos à muito, encerrar a actividade em espaços como o cine-teatro em Celorico, que são espaços que poderiam dar ênfase a uma diversidade cultural que seria benéfica para todos. Enquanto isto acontecer numa terra de Basto, não auspicio nada de bom, para espaços como a casa do povo no Arco de Baúlhe.
Não é por termos as boas insatalações que podemos dar a imagem de Basto desenvolvido, mas sim pelos eventos que nelas fazemos acontecer …era interessante vermos desenvolver, em Basto, projectos que complementassem o epicentro cultural de Guimarães 2012, e mostrar-mos algumas das nossas especificidades.

5 comentários:

lagarto de basto disse...

Permita lembrar-lhe que no Arco de Baúlhe existe um grupo de teatro na colectividade ARCA. Que outros grupos existem nos concelhos de basto?

Carlos Leite disse...

Sei da existencia da ARCA, com a qual colaboro sempre que possivel, no entanto gostaria de vr os Arcoenses, e demais Bastenses envolvidos nesta associação.
Parece-me pouco e redutor a nivel cutural, numa terra que se pretende forte a nivel cultural, esteja entregue a uma unica entidade, seja ela a Camara, ou outra qualquer associaçao. parece-me que faz falta estabelecer parecerias publico privadas,e um maior estimulo ás actividades, sejam elas promovidas por fulano ou sicrano.
No entanto faço-lhe notar que já existiram outros grupos de teatro nas terras de Basto, em Arnoia(Celorico), que no entanto acabam por se desmembrar por falta de oportunidades e apoios.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a sua opinião.
Mas a existência deste espaço pode funcionar como motivação para o aparecimento de outros grupos não só no concelho mas em toda a região de basto. Deixa de haver desculpas...
Considero que este espaço vem colmatar uma lacuna que a não existência de um espaço digno para a apresentação de espectáculos teatrais.
Lagarto de Basto

Carlos Leite disse...

Claro que a estrutura fisica é necessaria, mas como referenciei no post, em outros locais com excelentes estruturas a tendencia não foi subir as associaçoes mas antes fechar as mesmas.

Anónimo disse...

Em Mondim, existiu um Grupo Cultural que tinha teatro. Hoje, penso que estão a tentar dinamizar um novo grupo de teatro através da Ladeira