segunda-feira, 8 de junho de 2009

Europa de Basto

À imagem da vitória nacional do Partido Social Democrata para as Europeias 2009, nas Terras de Basto o voto foi predominantemente laranja, cujo resultado final nos quatro concelhos juntos foi 46,8% de votos conseguidos pelo PPD/PSD e de 30 % pelo PS. Para estes resultados contribuíram os seguintes valores obtidos nos respectivos concelhos:
Cabeceiras de Basto -
PS– 42% PSD-38,8%
Celorico de Basto
PSD-51% PS – 25,7%
Mondim de Basto
PSD-45,4% PS – 24,1%
Ribeira de Pena
PSD-51,9% PS – 28,2%
.
Só Cabeceiras quebrou a hegemonia do PSD, mas que mesmo assim não conseguiu impor a diferença de outras eleições.
.
Em Celorico a vitória foi a mais folgada das nossas Terras de Basto.
.
Curiosidade: As Terras de Basto, com 56395 eleitores inscritos, nesta eleição tinham a possibilidade de eleger 1/3 de um deputado, pois cada um valeu pelo elevado índice de abstenção apenas 150.983 dos 460.000 votos , no entanto apenas 19227 Bastenses participaram nesta eleição sendo assim apenas 0,54% dos votos.
.
Questões para reflectir: .
A elevada abstenção é um cartão vermelho aos nossos políticos e suas politicas, com a agravante de este ano não terem o bom tempo como mote justificativo da falta de afluência às urnas. Será que estes resultados poderão servir como uma antevisão das próximas eleições legislativas? A mim parece-me que pode ter influencia na força anímica das campanhas e para envolver militantes, no entanto acho que os portugueses já separam bem as coisas. Este resultado, mais que uma bofetada de luva branca ao governo pelas suas politicas, parece-me condenar de forma mais enfática a má aposta de Sócrates em Vital Moreira, e uma afirmação surpreendente de Paulo Rangel.
.
E para as autárquicas, uma curiosidade que notei nas nossas terras é que as freguesias de forma geral continuam fiéis às cores que elegeram para as autarquias, no entanto aparecem cada vez mais casos a comprovar que as pessoas separam cada eleição, mostrando uma maior lucidez na hora de votar.

Sem comentários: