domingo, 10 de agosto de 2008

Castelos fixados-Novo Plano Habitação social

Segundo o Diàrio do Minho as medidas estratégicas com que o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana vai nortear o Plano Estratégico da Habitação para 2008/2013 vai ser inspirado num modelo diferente do utilizado até agora, que consistia na construção de edificios ou bairros sociais, para passar agora a alojar as pessoas em habitações que estão desocupadas por vários pontos das vilas e cidades. Uma descompressão que já deveria ser feita à muito tempo ,para resolução dos casos mais problemáticos que resultam do anterior modelo, os casos de criminalidade, exclusão social, subsidio-dependencia etc...
O problema resultava pelo facto de se juntar todo um extracto social, dos quais resultam os maiores problemas sociais, e concentravam-se no mesmo local, sendo dificil assim um habitante menos problematico ter uma vivencia algo normal nesse bairro.
Com o novo modelo de habitação que já foi utilizado em Braga, as pessoas a alojar espalham-se por toda a cidade, podendo ser integradas e incluidas socialmente junto de exemplos melhores, que aqueles que estavam sujeitos a lidar nos antigos bairros sociais em que a maioria das vezes uns são noticia por razões menos boas, afectando todos os outros.
Nas terras de basto veem-se casos como o da deslocação das pessoas do bairro do Carvalhal, para o novo edificio perto da Central de Camionagem,"Sorte do Cemitério",que apesar de terem melhores condições a maioria dos habitantes,nao se adaptou aquele espaço," nao tem lareira" dizem uns, "isto parece um asilio"dizem outros. quando se muda as pessoas de local, é bom ter em causa as relaçoes de vizinhança, a socialização das pessoas, a relação com o meio envolvente.
O problema do tipo de escolha não foi da camara, pois limitou-se a fazer o que estava no anterior Plano da habitação social, mas é bom que se compreenda as pessoas que manifestaram uma opinião diferente em relação a este projecto, que até Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, admitiu que nao era o melhor pois senao nao tinha mudado.
A discussão quando é sensata é sempre boa a nivel de estrategias politicas, pois serve para fortalecer as decisões, por isso deve-se ter sempre respeito por quem as manifesta.
Um BEM HAJA, á mudança para melhor no Plano Estratégico da Habitação Social.
VAMOS COMENTAR PESSOAL, ESTE ESPAÇO É TAMBÉM VOSSO, VAMOS PENSAR O FUTURO DAS TERRAS DE BASTO

Sem comentários: