sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Carnaval “soube-te a pouco? Foi com a tua ajuda”.

[foto do reporter amador]
Mais um Carnaval, mais uma vez aqui pelas terras de Basto ficamos pela iniciativa isolada por parte da A.r.c.a, e as acostumadas criticas emanada por quem assiste. Às quais a melhor resposta é uma frase que recordo no ultimo carro do Corso de 2002 que dizia “soube-te a pouco? Foi com a tua ajuda”.

.

As iniciativas nas terras de basto são diminutas, não existem incentivos, não existe um associativismo dinâmico de forma a transformar e reinventar os hábitos da nossa região que começam a entrar numa acentuada decadência. Continuo aqui a dizer que Basto está separado em tudo, politicamente, eventos culturais como este, e depois os concelhos de Basto vizinhos alem de não participarem, também não realizam nenhum evento como alternativa a este realizado pela A.R.C.A.
.
Pergunto porque as autarquias das Terras de Basto, uma vez que não organizam nada, porque não incentivam a participação nestes eventos, ou até porque não solicitar e incentivar a participação das escolas para que todos participem e tornem o carnaval das terras de Basto uma referência, porque é também por aqui que se consegue fazer a diferença. Actualmente temos uma afluência de publico excelente mas se a coisa continua pelo mesmo andar, não perspectivo um futuro risonho para o Carnaval da A.R.C.A mas que não deveriamos deixar morrer uma vez que é o único de Basto no dia que lhe é devido. Haverá responsbilidades na perda de participantes pela divulgação tardia do acontecimento, e pela falta de desenvolvimento de estratégias para cativar mais participantes,(e não utilizem mais o discurso, do só faz falta quem cá está), mas apesar de tudo isto critico de forma mais exaustiva a atitude dos habitantes de Basto, que não respondem minimamente aos apelos e às poucas iniciativas que se vão fazendo na nossa região. Este sim parece-me o principal motivo para que estas tradições entrem em decadência.
.
Soube-te a pouco? foi com a tua ajuda.

1 comentário:

Repórter Amador disse...

Bem dito, deveria haver um empenhamento de todos para não deixar morrer uma grande iniciativa das terras de basto.
Não deveria haver criticas destrutivas quando se vê um espectaculo gratuito que dá muito trabalho e despesa.