terça-feira, 4 de novembro de 2008

Agora...as ameaças oriundas da barragem de Fridão

Neste blog tenho vindo alertar( aqui e aqui) para eventuais oportunidades ou vantagens que poderão surgir para a nossa região com a construção da barragem de Fridão, no entanto , sinto-me também na obrigação de alertar também para um lado menos bom (ou mesmo muito mau) que se pode impor se nada for feito para alterar o actual panorama de elevada poluição do rio Tâmega . Continuo a dizer que vejo que a barragem traz oportunidades de desenvolvimento, se criarmos uma dinâmica para desenvolver o espaço circundante á mesma, mas o Tâmega tem que estar despoluído, ou senão o lago que teremos a limitar as nossas terras terá o aspecto do Torrão, que se pode ver no vídeo abaixo, e não aquele que estamos habituados a ver no Geres ou no Azibo em Macedo de Cavaleiros . video retirado do Movimento de Cidadania para o Desenvolvimento no Tamega É preciso construir o bom da barragem, se ficarmos quietos e parados à espera que a mesma encha e resolva os nossos problemas, e traga por si só o desenvolvimento , vamos ficar com um grande problema em mãos. Faço um apelo que se tente discutir publicamente estas questões, para podermos tirar partido da barragem ou então a mesma vai se tornar na ESTOCADA FINAL nas deprimidas e paupérrimas terras da Margem do Tamega.

5 comentários:

Marco Gomes disse...

Caro Miguel,

só um reparo:

O sítio, agora, é este: http://cidadaniaparaodesenvolvimentonotamega.blogspot.com/

Paulo Vieira disse...

"...discutir publicamente estas questões..."

Numa democracia "madura" como aquela em que vivemos era muito importante que matérias como esta fossem discutidas publicamente com políticos, sociedade civil, agentes económicos etc. Desta discusão para além do esclarecimento das pessoas e entidades envolvidas podia resultar uma estratégia clara e bem definida. Uma análise SWOT seria certamente uma excelente ferramenta.

Infelizmente a nossa democracia não está madura, está podre e primeiro decide-se e depois discute-se.

Carlos Leite disse...

bem hajam meus caros comentadores:
Caro Marco eu encontrei o video no sitio ao qual fiz referencia, embora noto que o sitio que indicas-te tem o mesmo conteudo.

Caro Paulo Vieira a questão da discussão não tem vindo a público, os políticos eleitos não se deviam ter pronunciado sem terem lançado o debate e a informação para as populações, pois como já referi anteriormente os mesmos quando foram eleitos não tinham nos seus programas eleitorais a questão da barragem, nem tinham manifestado opinião publica sobre a mesma, não me parecendo por isso correcto terem tomado as decisões sem as fundamentarem perante os seus eleitores.
Acho que a democracia neste caso concreto ficou a perder. A opinião publica é importantíssima aquando da elaboração das analises SWOT, as debilidades e as oportunidades tem que ser conseguidas tendo em causa a vontade das pessoas. Sendo também necessário envolver o numero máximo de actores nesta causa, por isso temos que a debater esclarecer, de forma a informar ao máximo a população, do bom e do mau.

Anónimo disse...

há na verdade boas intenções, por todo quanto é canto são salvadores do mundo com palavras belas, quando chegam ao poder!? com licença! são na opinião do povo todos uma bosta, para falar em tipico português, uma merda. com licença.
aqueles que lá estão também se auto-etitulam bons, soluções? nem vê-las!

Carlos Leite disse...

obrigado pelo comentário caro anónimo. No entanto acho desnecessário o adjectivo utilizado para descrever as capacidades dos politicos, e acho tambem que será erroneo,julgar todos por igual.
é de facto desagradavel que não tenha havido grande debate sobre estas questões.