sexta-feira, 26 de setembro de 2008

…Para Basto mais que uma biblioteca de Alexandria I

A biblioteca Marcelo Rebelo de Sousa está inserida numa antiga casa solarenga na quinta de S. Silvestre, perto da nova câmara municipal de Celorico de Basto , e foi a meu ver bem recuperada pela dupla de arquitectos, Carlos Guimarães e Luís Soares Carneiro, especialistas em museus, mas que não se descuidaram no caso da Biblioteca, merecendo-lhe o empenho, a confiança da autarquia para toda uma série de bons projectos na sua envolvente, desde a Câmara Municipal ao Arquivo Documental que ousa desafiar Newton e as suas leis, como a dos observadores mais conservadores ou temerosos que juram até hoje que “aquilo vai cair, e nem mortos vão lá dentro”:-) É digna de visita.
Mais que aos arquitectos pelo seu bom trabalho, Celorico tem muito a agradecer a Marcelo Rebelo de Sousa, por preferir a nossa, e também sua, terra para deixar por aqui o seu acervo documental, muitas raridades com enorme valor. E mais, este professor universitário e comentador politico continua a investir muito para comprar eventuais documentos que sejam pedidos pela biblioteca, e não se limita, como muitos pensam, a entregar os livros que as editoras lhe oferecem, com o intuito da promoção dos mesmos. O arquivo documental possui ,desde os melhores livros jurídicos, a preciosidades da família Rebelo de Sousa, que todas as semanas recebe copiosas actualizações tornando esta biblioteca municipal mais actual do país, juntando-lhe ainda um estatuto de um dos maiores arquivos jurídicos.

Sou leitor assíduo desta instância de conhecimento, e estou seguro que não seria o mesmo sem ela, e só utilizei até hoje cerca de 0,2% dos cerca de 150 000 documentos que este equipamento possui, (80 000 livros) uma enormidade podem muitos pensar, mas eu acho que é uma aposta de um visionário, que ainda não teve o devido reconhecimento pelas suas gentes, mas que bem aproveitada e dinamizada, no futuro poderá fazer muita dferença. Existem documentos em Celorico que dificilmente encontramos em outras bibliotecas da mesma ordem pelo país.

A biblioteca tem um pólo na vila de Gandarela de basto e estão planeados mais dois, um na Vila de Fermil e outro em Fervença, uma aposta que mais uma vez me parece isolado dentro do concelho, que bom seria, uma rede espalhada pelas Terras de Basto e depois da biblioteca ambicionarem outras instituições também voltadas para o conhecimento. Mas ainda não se descobriu um rumo para a Região, para se saber em que se deveria especificar, e mesmo as temáticas em que a biblioteca se poderia aprofundar. Noto que está aqui, mais um diamante em bruto que falta explorar, e as escolas que a circundam, não lhe conseguem dar a devida utilização, pois a maioria dos livros são muito adultos e avançados nas matérias abordadas, para a maioria dos leitores que são das escolas até ao 9º ano, atingindo também o secundário. Fazendo isto com que o conhecimento da biblioteca continue preso dentro das muitas capas dos livros que nunca foram abertas. É preciso uma maior dinâmica para esta biblioteca, que poderia muito bem ser dada com centros de investigação, apontados na sua envolvente, ou de forma bem pensada para o futuro a longo prazo, uma escola superior, que traria consigo uma maior procura e uma maior necessidade de eventos temáticos. Para agora e a curtíssimo prazo gostaria de ver criada, uma, tão fácil, pagina na internet exclusivamente dedicada à biblioteca, em que qualquer leitor poderia ter informações precisas sobre os documentos presentes na mesma, e os seus conteúdos, parciais ou totais dependendo dos direitos de autor e do tipo de documento, para consulta on-line ,e num esforço titânico poderíamos pensar também na digitalização de todo o acervo, para fazer parte da mesma lista. Celorico poderia assim mostrar ao mundo, uma das suas tão nobres preciosidades, e ficaria muito bem visto, de certeza e seria um exemplo a seguir por muitas outras instituições com o mesmo carácter. Sejamos pioneiros em algo que nos orgulhe.

Sem comentários: